Casamento

Home Casamento
Casamento

Todos os documentos deverão ser originais e em perfeito estado de conservação. RG não pode ser antigo com foto de criança.

Obrigatória a presença dos noivos e testemunhas para a marcação.

Quais os documentos necessários?
A) para CASAMENTO CIVIL (no cartório):
- SE SOLTEIRO(A): Certidão de Nascimento + RG e CPF + Comprovante de endereço em nome de um dos noivos, pertencentes ao Distrito da Freguesia do Ó. È obrigatório a presença de duas (02) Testemunhas maiores de 18 anos anos. Conforme Art.1525, inciso III do C.C
- SE DIVORCIADO(A): Certidão de Casamento com Averbação de Divórcio + RG e CPF + Comprovante de endereço em nome de um dos noivos, pertencentes ao Distrito da Freguesia do Ó. Divorciada com menos de 10 meses, deverá apresentar declaração de que não está grávida. É Obrigatório a presença de duas (02) Testemunhas maiores de 18 anos anos. Conforme Art.1525, inciso III do C.C
- SE VIÚVO(A): Certidão de Casamento com Anotação do Óbito + Certidão de Óbito do falecido (a) + RG e CPF + Comprovante de endereço no nome de um dos noivos, pertencentes ao Distrito da Freguesia do Ó. Viúva com menos de 10 meses deverá apresentar declaração de que não está grávida. É obrigatória a presença de duas (02) Testemunhas maiores de 18 anos. Conforme Art.1525, inciso III do C.C
- SE MENORES DE 16 e 17 ANOS: Trazer pai e Mãe (ou Consentimento c/ firma Reconhecida)

B) para CASAMENTO RELIGIOSO COM EFEITO CIVIL (QUANDO É NA IGREJA):
São as mesmas documentações do Casamento Civil, acima mencionado, incluindo o REQUERIMENTO COM CNPJ DA IGREJA ou da INSTITUIÇÃO e local e hora da realização do casamento.

C) para CASAMENTO DE ESTRANGEIRO:
- CERTIDÃO DE NASCIMENTO (Apostilada ou Consularizada / após Traduzir no Consulado do pais do Estrangeiro aqui Brasil e Registrar no Cartório de Títulos e Documentos) RNE ou PASSAPORTE (Devendo estar dentro do prazo da realização do casamento)
- DECLARAÇÃO DE ESTADO CIVIL (Retirada no Consulado do pais do Estrangeiro aqui no Brasil). Um dos noivos deverão ter comprovante de endereço pertencente ao Distrito Freguesia do Ó ou Declaração de residência com firma reconhecida.
Qual o prazo para a marcação?
Mínimo de 30 dias / máximo de 90dias.

Em quais dias o cartório realiza casamentos?
Sexta e sábado.

Quais os valores?

O preço é tabelado por lei em todos os cartórios deste Estado. Para saber o valor, envie um email para o cartório (através da aba deste site denominada “Contato”) ou verifique a tabela de custas e emolumentos que pode ser localizada na aba “Tabela de Custas” deste site.

Formas de Pagamentos: Cartões de Debito ou à Dinheiro

Outras Informações no telefone: 3933-2100 / e-mail: regcivil@cartoriofreguesia.com.br

OBS: O casamento gratuito se destina exclusivamente às pessoas carentes. Para fazer o seu requerimento, o interessado deverá apresentar CTPS (carteira de trabalho atualizada) + os 3 últimos holerites, para prova da situação de pobreza.